top of page

ARQUITETO É IGUAL DENTISTA.


Por várias vezes vemos as pessoas explicando o que é ser arquiteto, como se trabalha nessa profissão e para quê é preciso contratar um arquiteto.


Quando chega a minha vez de falar sobre isso, sempre digo: “Arquiteto é igual dentista.”


O trabalho do dentista é curar uma dor. Dor de dente é fogo. E mesmo quando não é caso de dor no dente, o paciente do dentista o procura para resolver um problema que lhe incomoda, mesmo que seja apenas esteticamente.


Então o dentista entra em cena para curar uma dor, mas sempre com cuidado com a estética. Faz o procedimento, trata o problema e encerra a prestação do serviço cuidando do acabamento, deixando a área tratada melhor do que aquela de antes de entrar no consultório, mais bonita e mais saudável.


Assim é o trabalho do arquiteto.


O arquiteto resolve um problema que está ali, na construção ou no terreno, e que incomoda quem ali habita. Ele apresenta soluções para as dores dos seus clientes, sem deixar de se importar com a estética, com a plástica do ambiente, deixando o espaço mais bonito e também mais saudável. Veja, a beleza não é a solução, mas, como diria o poeta, é fundamental.


Já tinha pensado nessa analogia antes?!

Talvez essa comparação permita visualizar a importância dos elementos da arquitetura em um lugar, e faça com que as ideias “beleza é fútil” e “arquitetura é luxo” sejam afastadas do imaginário.


Curtiu o exemplo?! Conta aqui nos comentários: como você define o que é ser arquiteto?

Posts recentes

Ver tudo

Comments


3_edited.jpg
bottom of page