Os clientes acham caro o preço que você cobra em seus projetos, @arquiteto?!
Talvez um dos caminhos para se dar bem em uma profissão seja mostrar a todos como é que ela acontece, e o quanto de trabalho ela exige.
E isso é bom não só para quem vende, mas também para quem compra.
Com isso o cliente fica bem informado e evita enganações, o que traz a valorização do bom profissional.
Pensando assim, o que é um projeto de arquitetura?!
Segundo o dicionário, projeto é um esboço ou desenho de trabalho a se realizar, um plano.
O projeto de arquitetura é isso. Um plano de construção.
Um plano de construção de qualquer obra, que contém vários desenhos:
1. Planta baixa: é o desenho em linhas (em 2D) da construção onde é possível visualizar os ambientes, suas dimensões e divisões (vigas, pilares, paredes). Esse desenho é um corte horizontal do lugar, onde fica possível vê-lo “de cima”. Como se você cortasse um bolo no meio e pudesse visualizar seu recheio e suas camadas.
2. Layout: é o desenho da planta baixa com os elementos e mobiliários que compõe cada ambiente. Ou seja, é aquele desenho em linhas que mostra onde se coloca a cama no quarto, a geladeira na cozinha, a mesa na sala de jantar, a pia do banheiro e por aí vai.
3. Compatibilização: é a unificação e reavaliação do projeto de arquitetura com os de engenharia. Ou seja, é pegar o mapa das fiações (projeto elétrico), dos canos e tubulações (projeto hidro sanitário), dos pilares (projeto de engenharia) e posicioná-los juntos ao projeto de arquitetura, fazendo as devidas alterações quando necessário.
4. Maquete Eletrônica: é a modelagem assistida por computador (em 3D), que traz a imagem da construção, interna e externa. É por esse desenho que fica possível visualizar em diversas vistas como a construção será edificada, ver seus elementos, mobiliários, cores e materiais.
5. Render: São as imagens do projeto, aquele momento que todo cliente espera chegar, para ver seu sonho todo bonitão ali, como se fosse uma fotografia da construção.
6. Projeto Executivo: é o detalhamento de cada ambiente, de cada elemento, de tudo que vai ser construído ou fabricado. Os encontros dos azulejos dos banheiros, a altura das pias, as fiações das luminárias, as medidas dos armários, onde será demolido e onde será construído, absolutamente todas as medidas necessárias para tornar o desenho em matéria estão presentes nessa etapa do projeto. É a partir do projeto executivo que é possível iniciar a fase de orçamentos.
E é isso que o cliente recebe quando compra um projeto de arquitetura. Além do acompanhamento pessoal de quem realizou todo esse estudo do seu novo lugar.
Projeto de arquitetura é o planejamento, detalhado e desenhado, para que a obra seja executada da maneira mais segura possível, evitando muitos imprevistos, desperdícios e prejuízos.
Certinho?! Espero que esse post tenha esclarecido um pouco do que é o trabalho do arquiteto e o porquê isso pode ser de grande ajuda na hora de concretizar seus planos.
Amigos arquitetos, compartilhem aí! Mostrem para seus clientes o valor do seu trabalho. Vocês são feras!
Valeu!!
Comentários