top of page

TERRENO INCLINADO: E AGORA?!

Uma solução para construir em terrenos irregulares



Será que o uso de caminhões e caminhões de terra para fazer o nivelamento do solo é a única saída para construir em um terreno irregular?

Esse foi meu desafio com esse projeto, construído lá em Brasília, do ano de 2015.


O terreno de 200 m², localizado em um condomínio fechado, fica em uma das ladeiras do loteamento. Independente do orçamento de quem vai construir, acho que sempre é possível executar a obra gastando o mínimo para materializar o sonho. Acho que é isso que a gente deve buscar, na verdade. Uma casa é bem mais que paredes e teto.


Por isso, a solução para esse projeto foi o "não nivelamento" e aproveitamento máximo da topografia. Na parte mais baixa da inclinação do terreno foi construído o subsolo da casa, que é usado de garagem na parte frontal, e na parte interna, lavanderia.

A terra escavada do subsolo foi usada para aterrar o acesso ao pavimento térreo, que foi construído pouco mais elevado que o nível da rua.


Ou seja, não foi comprado nenhum caminhão de terra para nivelar nenhuma parte desse terreno inclinado. 👍


E para aproveitar ainda mais esse layout natural, temos a piscina, também feita na parte mais baixa, o que dispensou um pouco da mão de obra de escavação.


✌️O cliente tá feliz?! Tá feliz!

Nem todo terreno irregular é ruim. Talvez um outro ponto de vista te traz um ótimo negócio.


E se você gostou desse projeto, é só comentar!

Tem mais fotos do projeto e da casa construída lá no Instagram (link abaixo).

Valeu!




Comments


3_edited.jpg
bottom of page