top of page

#BBB22: A ARQUITETURA DO CAOS



Quer saber como a arquitetura pode desencadear altas tretas e alguns transtornos psicológicos?! Então não perca o #BBB22! Essa edição do Big Brother foi planejada para ser palco de um grande circo de horrores, onde a maioria de nós estaremos a aplaudir.


Dessa vez achei que seria uma boa oportunidade de falar sobre como o ambiente pode interferir no comportamento humano.

E, pra você já leu até aqui, vai poder observar na telinha da Globo como isso é verdade.


Já começo me retratando sobre o que disse anteriormente. A cenografia da casa do BBB22 não é algo que podemos classificar como arquitetura. A cenografia está contida na arquitetura e a arquitetura contém a cenografia. São trabalhos diferentes.


No caso da cenografia do reality, foi criado um estúdio de gravação com ambientes propícios para captação de imagens íntimas ou detalhes de conversas privadas. Não existe uma preocupação em criar espaços que gerem um conforto promovido pela tranquilidade, ou ambientes que se assemelham a uma casa de seres humanos.


É impossível ser um “reality” vivendo em um ambiente construído para o caos, que estimula constantemente os pensamentos de pessoas confinadas. Não há nada que promova espaços para a saúde mental. De onde se dorme à forma de acordar, do alimentar ao se limpar, tudo criado para que a mente fique em alerta a todo momento.


E, veja bem, eu tenho uma certa aversão ao minimalismo contemporâneo (um dia explico!). Mas acredito que os estímulos mentais devam estar disponíveis nos ambientes em que se possa escolher ficar ou sair a qualquer momento.


As cores, formas e referências infantis (que remetem, sim, a séries como Round 6) foram escolhidas para que você, querido telespectador, não se sinta tão mal por acompanhar essa espécie de “tortura futurista”.


É o sadismo da Teletubbização da bizarrice.


Estamos doentes. E ainda falta muito para aceitarmos isso e começarmos a nos ajudar. As patologias mentais da nossa geração ainda causarão estragos por muitos anos.


Não pense que aplaudindo o que eles chamam de representatividade você estará colaborando para dias melhores. No BBB22 teremos representantes de uma sociedade insana, barulhenta, que produz muito caos e pouco benefício ao próximo. Tudo isso em um cenário muito fofo.

Se cuidem, moçada!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


3_edited.jpg
bottom of page